sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Inspiração: Mário de Sá-Carneiro

Eu não sou eu nem sou o outro,
Mário de Sá-Carneiro (1890-1916),
escritor português. Um dos
maiores representantes do Modernismo
em Portugal  e da Geração d'Orpheu.
O egocentrismo transparece
em suas obras  com tal intensidade,
que o poeta fragmenta-se num "eu"
cada vez mais neurótico
e desintegrado numa busca
obsessiva pelo "outro"
em uma atmosfera louca e surreal.

Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro.

(…) 
Momentos de alma que,desbaratei…
Templos aonde nunca pus um altar…
Rios que perdi sem os levar ao mar…
Ânsias que foram mas que não fixei…

(…) 
Quero sentir. Não sei… perco-me todo…
Não posso afeiçoar-me nem ser eu:
Falta-me egoísmo para ascender ao céu,
Falta-me unção pra me afundar no lodo.

(…) 
Numa ânsia de ter alguma cousa,
Divago por mim mesmo a procurar,
Desço-me todo, em vão, sem nada achar,
E a minh‘alma perdida não repousa.

Nada tendo, decido-me a criar:
Brando a espada: sou luz harmoniosa
E chama genial que tudo ousa
Unicamente à força de sonhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...