terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resenha #5 "Um Terno de Pássaros ao Sul" (Carpinejar)

Em minhas andanças à biblioteca, deparei-me com este livro, e como eu já tinha muita vontade de conhecer a escrita de Carpinejar, o escolhi e devo confessar que muito apreciei a sua leitura.


Um Terno de Pássaros ao Sul proporcionou-me, ao mesmo tempo, tristes e alegres sensações. O leitor é capaz de sentir-se no lugar da personagem. Trata-se de um livro de poemas que revelam, por parte do narrador-personagem, a saudade da figura paterna e a ânsia pela sua volta. É uma espécie de "carta ao pai:"

Volta ao pampa, pai / estamos amor-tecidos / na água tensa do charco...

... Volta, a farinha / e a carne seca / esfriam na gamela. (p. 10)

Essa dualidade de sensações para com o leitor, podem ser apresentadas no sofrimento que o narrador passa ao descrever o seu saudosismo, a figura marcante do pai que, mesmo distante, está presente na sua memória. Diversos temas são expressados e com eles, belas descrições da vida, do espaço e do meio familiar do narrador.

Em diversas passagens, o narrador, falando sobre o seu desejo pelo retorno do pai, conversa consigo mesmo, deixando transparecer o seu desamparo, de ter crescido longe do pai, mas também de ter amadurecido mesmo sem o apoio e carinho deste.

Sei que amadureci longe de ti /  e isso me absolve / de condenar-te. (p. 36-37)

Sou a idade do que respiro / sou neste instante a tua idade / a eternidade de uma ausência. (p. 49)

Teu sangue bate / em meu sangue / e isso é o que importa. (p. 88)

É um livro com uma leitura leve, uma riqueza de vocábulos. Nele estão contidos temas bem trabalhados, mas o autor nos deixa espaço para deduções, inclusive, no final. É repleto de descrições, sentimentalismo,  reflexões e, de certa forma, é um "ajuste de contas," onde o narrador procura compreender o passado, que não fora esclarecido, para construir um novo olhar para o futuro.

Uma boa leitura para quem gosta de enveredar pelas palavras!

Sabrina Sousa


Fabrício Carpi Nejar (Carpinejar) é poeta, jornalista e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Nasceu no dia 23 de outubro de 1972, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. É também autor de "O Amor Esquece de Começar" (2006), "Meu Filho, Minha Filha" (2007), "Borralheiro" (2011), "Ai meu Deus, Ai meu Jesus" (2012), dentre outros.





REFERÊNCIAS:

CARPINEJAR, Fabrício. Um terno de pássaros ao sul. São Paulo: Escrituras Editora, 2000


2 comentários:

  1. Amiga, gostei dessa resenha. Não conheço a escrita do Carpinejar, mas creio que deve ser bom. Assisti uma entrevista da esposa dele no programa do Jô.Ela também se garante!! Você precisa conhecer também a escrita da esposa dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, amiga! :)

      Não sabia que a esposa dele também era escritora, mas espero sim ter a oportunidade de conhecer a sua escrita. E pretendo também ler mais livros do Carpinejar, que, pelo que pude perceber, são bem interessantes.

      Beeijo*;

      Excluir

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...