sábado, 15 de setembro de 2012

Resenha #13 O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon)



Mas quando a gente veio à terra com determinada missão, quando fomos encarregados de executar certa tarefa, as coisas já não são tão fáceis. As ideias pré-fabricadas, que os outros manejam tão bem, recusam-se a ficar em nossa cabeça: entram por um ouvido e saem pelo outro, e vão quebrar-se no chão. (p. 6-7)

O Menino do dedo verde, publicado pela Editora José Olympio é uma rica obra da literatura infanto-juvenil. Há quem assemelhe as ideias e ações da personagem principal, o menino Tistu, ao Pequeno Príncipe, o clássico de Antoine de Saint-Exupéry.

Pode-se dizer que Tistu é uma criança privilegiada, pois faz parte de uma família rica. Ele nasce em Mirapólvora, cidade que seu pai trabalha como fabricante de canhões. 

Tistu é uma criança doce e inteligente, mas que não consegue se enquadrar na escola. Mesmo lutando para estar atento aquilo que o professor ensinava, o sono acabava vencendo. Nisso, a escola "devolve-o" a seus pais, que decidem ensiná-lo a aprender lições práticas para a vida.

Sua primeira lição foi ir ao encontro de Bigode, que o ensina a ofício da jardinagem. E é aqui que o menino descobre que possui o "polegar verde."

O polegar verde é invisível. A coisa se passa por dentro da  pele: é o que se chama um talento oculto. Só um especialista é que descobre. Ora, eu sou um especialista. Garanto que você tem polegar verde. (p. 39)

Através de seu "dedo verde," Tistu plantava belas flores e um gracioso jardim naquilo que perdera a esperança e a alegria de viver. Onde tocava com o polegar, buscava proporcionar liberdade e novas oportunidades, distribuindo felicidade para as pessoas.

Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperança? (p. 77)

Maurice Druon traz em cada capítulo preciosas reflexões, fazendo críticas ao comportamento da sociedade que acostumou-se a viver em meio a uma guerra, pessoas que cresceram mas que, muitas vezes, tornam-se adultos insensíveis e indiferentes ao sofrimento dos outros e que não se colocam na posição de aprendiz para pensar e criticar.

Eis o que é a guerra! A gente pede uma explicação, diz o que pensa, e zás, recebe uma bofetada. (p. 106)

O interessante na estória também é que as personagens são nominadas conforme a função que possuem. Exemplos: O senhor Papai, a dona Mamãe, o doutor Milmales, a irmã Pílula, ... Enfim, Tistu, um nome mais que curioso, viera à Terra com uma missão. Sua bondade, inocência e simplicidade são lições que precisamos exercitar dia após dia. Super recomendo! :)


Sabrina Sousa


Maurice Druon é um escritor francês. 
Nasceu em Paris, a 23 de abril de 1918.
Tornou-se mundialmente célebre por sua única obra infanto-juvenil "O menino do dedo verde," publicada em 1957. Em 1966 tornou-se titular da Academia Francesa de Letras e ocupou o cargo de secretário perpétuo dessa instituição de 1985 a 1999. Faleceu no dia 14 de abril de 2009. 



 

Um comentário:

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...