sábado, 13 de outubro de 2012

Resenha #20 Outono de Sonhos, de Adriana Brazil


Outono de Sonhos traz um enredo lindo. Um encanto!
Quem me conhece sabe que meu atrativo não é um romance assim, mas desse gostei, apesar de fazer umas caretas em algumas cenas e diálogos meloso-românticos...
Meu livro é um luxo. Autografado. Amei!


“Dei dois passos em direção a ele. Ao ir me aproximando, meu coração disparou desenfreado, pensei diversas vezes que não conseguiria ir até o fim. Queria fugir com o pavor que descia pelas minhas pernas, estremecendo-as, impedindo-me de caminhar. Nessa luta do meu corpo, consegui dar mais um passo, outro, relutante, a distância entre nós dois parecia não diminuir. Percebendo que certamente não conseguiria me aproximar mais, fiquei ali, mexendo nas mãos, tão nervosa que talvez fosse possível ouvir meu coração batendo.” (p. 157)

A história se passa em Florianópolis – Santa Catarina. Helen é o tipo de garota perfeita. Excelente filha, boa amiga, inteligente, bonita e religiosa... Ingressa na Universidade de Letras e inicia seu curso cheia de entusiasmo. Helen mora com os pais, perto da universidade e trabalha em uma loja de perfumes. Logo no primeiro dia, já faz amizade com Sarah, uma garota que estuda com ela e mora no campus.

Durante as primeiras páginas do livro, nada em especial nos chama a atenção. Helen vive seus dias trabalhando e estudando e se divertindo saudavelmente com seus amigos. Sarah gosta de um rapaz da turma e o mesmo é a fim de Helen. Mas, como uma boa amiga, Helen esclarece a situação tanto para Álex, quanto para sua amiga Sarah.

Tudo ocorria tranquilamente até que lançam uma proposta para Helen. Havia um projeto em uma revista do campus que acabou sendo interrompido por motivos superiores. Semanalmente, uma revista era distribuída e nela, uma coluna, escrita por um aluno, contava a história do “Príncipe e a Plebeia”. Um título bem clichê, a princípio (eu achei), mas uma trama interessante – a história de Yáh e Lia. A circulação da história havia sido interrompida no ápice da narrativa. O escritor, Andrew, sofrera um acidente e nunca mais voltara à Universidade. Helen aceita a proposta e continua essa missão de prosseguir com a história que prendia a atenção de todos. E acaba se dando muito bem, todos adoram ler o que ela escreve.

O que acontece de extraordinário no livro é que Helen se apaixona por Andrew, sem sequer o ver. Ela não  consegue. Apenas o vira por uma foto em que ele está muito distante para ser caracterizado. Todos só falam muito bem dele: que é educado, lindo demais, talentoso... E Helen alimenta essa paixão (coisa de gente louca – eu que o diga – gostar de alguém que não conhece)...

“Sentia meu coração se aquecer quando pensava em Andrew, quando imaginava seu rosto ou pensava numa maneira de encontra-lo. […] quis evitar, porém não evitei muito, estou apaixonada por alguém que não conheço […]” (p. 115.117)

Helen conhece os dois melhores amigos de Andrew que ajudam a concretizar esse amor, convencendo o jovem a conhecê-la. O que torna o livro lindo e intrigante é que, Andrew, após o acidente, adquire um câncer, e perde o desejo de viver. Helen muda sua vida. Mesmo com sua aparência, talvez repugnante, Helen o ama muito mais e o fim da história é que… Só lendo pra saber, né?!

Uma coisa eu não gostei no livro. A visão que se passa sobre o que é o curso de letras. A impressão que se tem é que os estudantes só fazem dissertações, como nas aulas de redação do Ensino Médio. Nada a ver! Não sei se o ensino das faculdades de letras de Santa Catarina é assim, mas estou concluindo o meu curso e sei que não é como o retratado no livro. Mas, bem, cada um com sua visão...

Gostei bastante da história... e acredito que você também se encantará!
A todos uma ótima leitura!!

Outono de Sonhos
Autor: Adriana Brazil
Editora: Novo Século
Ano: 2011
Páginas: 359

_________________
Adriana Brazil nasceu no Rio de janeiro, é casada e tem um filho. Apaixonada por Artes, formou-se em Música na Escola Villa Lobos. Fotografia e pintura fazem parte de seus afetos. Sua paixão pela escrita veio à tona em dezembro de 2009, quando nasceu seu romance, Outono de Sonhos, o primeiro volume da série Foi assim que te amei. Atualmente a autora se dedica a projetos que envolvem o ensino de música e leitura. Um deles em parceria com uma amiga, direcionado para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...