sábado, 24 de novembro de 2012

Resenha #28 - Do Seu Lado (Fernanda Saads)



- Como é amar alguém pela vida toda? - Pergunto baixinho.Ela olha para cima como se estivesse rememorando. Depois dá um longo suspiro.- É a melhor sensação que alguém pode ter na vida - ela responde.- É como gostar de comer o pão daquela padaria da esquina e saber que eles nunca vão trocar de padeiro.(p. 126)

A arquiteta Sarah trabalha na empresa Dimensão Arquitetura, juntamente com o seu melhor amigo Igor. Tudo estava indo bem, até o momento em que o destino faz com que ela se reencontre com o seu ex-namorado Bruno. A partir de então, o passado de Sarah vem à tona. Ela reflete e decide dar uma nova chance para Bruno, na tentativa de se vingar por todas as dores e decepções ocasionadas por ele, contrariando sua terapeuta Glória, sua família e Igor, que não o suportam e tanto a aconselharam a esquecê-lo definitivamente.

Quanto Sarah desejou este momento! Reencontrar Bruno e mostrar a ele que ela está bem, que conseguiu dar a volta por cima (após um longo período de choro e terapia) e que a pior coisa que ele fez na sua vida foi perdê-la. Logo, esta é a oportunidade que ela tanto esperava. Ele está de volta e decidido a conquistá-la novamente e ela acaba aceitando suas investidas, mas de agora em diante, será que ela conseguirá mostrar realmente quem é que manda? 

É uma questão de timing. Cheguei atrasada à estação e perdi o trem. Agora, preciso mudar meu roteiro para chegar ao mesmo destino: a felicidade. (p. 257)

Depois de percorridas tantas páginas, Sarah, enfim, começa a despertar para tudo o que está ao seu redor, como por exemplo, o seu relacionamento com a família, para quem sempre dava desculpas, vivia sem tempo e sem poder estar presente em certas ocasiões. Neste momento crítico de sua vida, ela encontrará um grande apoio em sua avó, uma mulher sábia, principalmente em se tratando dos assuntos do coração. 

Igor é um companheiro e tanto! Amigo fiel, prestativo e muito certinho. O cara que ficou ao lado de Sarah nos piores momentos de sua vida, como o fim de seu namoro com Bruno. Ele simplesmente o detesta! Igor e Sarah se conheceram na faculdade e desde então, tornaram-se inseparáveis, faziam planos para o futuro, dividir um apartamento e fazer pós-graduação na Itália. Até que Bruno reaparece...

Fiquei  apaixonada por Igor e seu jeito perfeccionista. Suas atitudes me encantaram do início ao fim. Já Bruno é uma verdadeira decepção! Reaparece misteriosamente e é um personagem que não conseguimos dar confiança. Suas ações são duvidosas. Só Sarah mesmo que não consegue enxergar a realidade e isso foi o que me inquietou. Ela é teimosa e por vezes, ingênua demais. 

Com a volta de uma conhecida de Sarah, para acrescentar o problema "Bruno," sua relação com Igor toma um rumo totalmente diferente. Agora, seriam eles os mesmos?  

Se eu soubesse que Do Seu Lado era um livro tão bom, já o teria lido a mais tempo! A leitura é super agradável, capítulos curtos e muito bem escritos. Parabenizo Fernanda Saads e a editora Novo Conceito por este lindo trabalho. A capa é bem moderna e tem tudo a ver com a história. Viva à literatura nacional, minha gente! =)

Se você tiver a oportunidade de lê-lo, não demore tanto quanto eu, leia-o logo!

Até a próxima!

Sabrina Sousa


FERNANDA SAADS nasceu em 24 de maio de 1981 em João Pessoa (PB). É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Considera o chick-lit o gênero literário mais alegre e, por isso, resolveu escrever Do Seu Lado, um romance que vai deixar os leitores com um sorriso no rosto. É autora de As Confissões de Laura Lucy e, além de escrever, trabalha na área financeira. Atualmente, mora em João Pessoa com o marido e a filha.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

#Especial - X Bienal Internacional do Livro do Ceará

Olá, galeera!
Andei meio sumida por aqui, mas trago novidades! \o/
Neste mês de novembro, um super evento literário ocorreu na nossa capital, Fortaleza. Nada mais, nada menos que a X Bienal Internacional do Livro do Ceará. Desde que fiquei sabendo do evento e que ocorreria pertinho de minha cidade (só umas 5 horinhas de viagem) fiquei super animada. Devido a alguns imprevistos, minhas queridas poetisas (Terezinha e Giulliane) não puderam ir, mas o Poetiza o Amor não poderia perder uma oportunidade dessas, não é mesmo?! Então, de malas prontas lá vou eu, juntamente com minha irmã Drynha (a Mademoiselle Dry, do blog L´amour pour la vie , parceira aqui do nosso blog) rumo à Terra da Luz. hehe. 

Sem mais delongas, confiram algumas fotos deste maravilhoso evento...




A X Bienal do Livro trouxe como tema "Padaria Espiritual - Literatura: O Pão de Espírito para o Mundo." Teve seu início no dia 8/11 e terminou no domingo passado (18/11). Ocorrido no Centro de Eventos do Ceará, foi um evento que buscou festejar algumas datas, como os 120 anos da Padaria Espiritual, um movimento artístico e literário já comentado aqui no blog, os 90 anos da Semana de Arte Moderna e os centenários de Luiz Gonzaga, dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena.

Estar na Bienal foi uma experiência incrível. Sabe quando você está em um local que inspira totalmente música, poesia e literatura?! Pois foi exatamente o que senti. Na verdade, me senti em casa. haha


Café Java, o ponto de encontro dos idealizadores da Padaria Espiritual

Os Padeiros

O que não faltou foi Literatura de Cordel e cantorias, bem presentes na nossa cultura nordestina.

Homenagem a Luiz Gonzaga, orgulho dos nordestinos. O grande nome do Baião.

"Espaço dos Padeiros." Gostaram do estilo vintage?! Eu amei. Lugar que inspira sofisticação e intelectualidade. rsrs

Documentos e livros acerca do movimento Padaria Espiritual. Era no jornal O Pão que os padeiros apresentavam suas ideias revolucionárias. As notícias acerca do mesmo movimento não corriam apenas por Fortaleza, passaram a percorrer também outros estados. 

Bom, quem me conhece, sabe que adooro tirar fotos de locais, objetos e etc., mas sei que vocês devem estar se perguntando: "cadê as fotos dos livros?" É claaro que não poderia deixar de também registrar as maravilhas literárias que vi por lá. Pena que muitos não estavam com preços acessíveis, então, não pude trazer muitos. Confiram abaixo um pouco dessas belezuras...








Adorei a variedade de livros. Tinha para todos os gostos e idades. Um programa, realmente, para toda a família!


Opa! Cheguei onde queria... Nicholas Sparks, Editora Novo Conceito e Arqueirohehe

"Os menores livros do mundo." Uma graça, gente! Achei super bacana esses clássicos em miniatura. Deu vontade de trazer todos!
Não disse?! =)
Livros em inglês. Não é o máximo?!

Olhem só o que encontrei!! *;

Livros da Nora Roberts. Até hoje, não li nenhum. =( Gostaria de iniciar por Dália Azul.



Infelizmente, não pude passar muitos dias por lá, mas sem dúvida, busquei aproveitar esses momentos da melhor forma possível, até porque essa foi a primeira bienal que participo. ;)
Buscando contemplar todos os públicos, a Bienal apresentou um leque de opções: shows, lançamentos de livros e autógrafos, bate-papos, palestras, mesas-redondas, exposições, cineclubes, enfim. Programação era o que não faltava! 

Aproveitando a nossa passagem por lá, é claro que não poderia deixar de conhecer pessoalmente a escritora Christine M., autora de Meus Melhores Rascunhos e Sob a Luz dos Seus Olhos. (Ainda não os conhece? Está esperando o quê? Confira as resenhas, respectivamente, aqui e aqui). Uma pessoa linda, talentosa e super simpática. Não perdemos tempo e adquirimos nossos autógrafos e fotos. hehe



Só por curiosidade... O que será que a Christine M. achou do calor da nossa terrinha, hein?! Esqueci de perguntar. rsrs

Não deu para trazer muitos livros, então, eis o resultado:

Graça - Max Lucado (Editora Thomas Nelson Brasil); Corajosos - Randy Alcorn (Editora Arqueiro); Os Sofrimentos do Jovem Werther - Goethe (Editora Abril); Sob a Luz dos Seus Olhos - Christine M. (Editora Underworld); Orfandades - Pe. Fábio de Melo (Editora Planeta); e Caçadoras de Estrelas - Claudia Gray (Editora Planeta)

Livros e marcadores

Espero poder participar novamente na próxima bienal, mas juntamente com minhas queridas amigas e companheiras das Letras, trazendo ainda mais boas recordações e lindas postagens para vocês. =)

Bom, galera... é isso! Espero que vocês tenham curtido e não deixem de comentar, estamos combinados??

Hasta!

Sabrina Sousa


domingo, 18 de novembro de 2012

Sozinha



Em mais noite me ponho a dormir,
Com você no pensamento...
Seu gosto em minha boca...
Seus traços em meus dedos...
Respirando sentimento...

Sentindo teu cheiro em minha pele...
Teu calor em meus braços...
Querendo que logo venha...
Na desordem do silêncio,
Insanamente penso ouvir seus passos...

Não és... não vens... não estás...
Te tendo e não te possuindo,
No crepúsculo a mim mesma acolho...
Acreditando que um beijo ganhe
Na alvorada que vem vindo...


sábado, 17 de novembro de 2012

Querido Diário #1

Em algum lugar do mundo, 17 de novembro que 2012

Querido Diário,

Hoje foi um dos dias que mais pensei em você, na realidade você não saiu da minha cabeça desdo encontro de ontem. Há momentos que é mais válido ficar na sua companhia do que na presença de qualquer ser humano. Você sabe me compreender, sabe se manter disponível, permanece comigo quando nem eu mesma  sei onde fiquei. Obrigada, meu caro, você é um amigo e tanto!
Ontem falávamos das pessoas, de como queria que de repente me desse um branco na mente e eu esquecesse de todas, todas mesmo, até de mim. Sinto-me perdida dentro das lacunas de carências,de desconhecimentos, dos abismos que os medos criaram para as minhas esperanças, perdida em meio as minhas desilusões e tantas decepções, tanta espera pelas pessoas que sempre me diziam: "Eu volto!"," Não te abandonarei", mas que até hoje nunca voltaram. Por que será que elas não sabem falar a verdade? Por que será que não são honestas o suficiente para com a sensibilidade do outro? Eu peço muito ao falar em sinceridade ao invés de mentira? E aquela frase que elas dizem :"Eu amo você", dar vontade de perguntar: Quem é este "você" a quem se referes? Sou eu? Elas sempre costumam dizer isso de forma equivocadas, ou talvez não entendem como esta frase pode ser significava para quem escuta. Acontece, caro amigo, que eu não tenho escutado isso de quem eu mais desejei ouvir...Escutar um alguém a quem você ama dizer isso para outra pessoa, dói tanto tão quanto se este alguém tivesse dito : "Não gosto de ti o suficiente e por isso não posso dizer que te amo". Nesses momentos dar vontade de sumir.
Talvez fosse bom desaprender, ou melhor, recomeçar do zero, criar uma nova identidade e me deixar moldar, não exatamente pelo que eu acho formidável a mim, mas pelo que é útil aos outros. 
Sim, Querido, eu gostaria de um grau de utilidade que me fizesse sentir levemente viva e visivelmente útil. Mas isso não é possível, dormir e acordar com uma outra identidade, em um local nunca visto antes e com pessoas que não se sabe nem qual língua falam. Totalmente desagarrada, sem passado, sem lembranças, sem rastros... a ovelha perdida? Não. Apenas uma pessoa que não tem uma história no ontem, mas que quer construir uma a partir do agora. Recomeçar, dar vida a uma história. Quanta audácia a minha, querer morrer e renascer ser ter exatamente morrido. Loucura? E quem disse que a loucura também não tem doses de razão, ou melhor, quem disse que a loucura é absolutamente a ausência da razão? Certamente se teve alguém que afirmou isso esse sim deve ser considerado um louco (risos). Mas o absoluto vai para o tudo e para o nada, o resto é tudo relativo. Somos relativamente gente, relativamente anjos, demônios, animais. Um ser pleno só Deus.  E a natureza nos dar umas certas doses de autenticidade.
Contudo meu querido, vamos construir um castelo? Permita-me ficar do seu lado até que, enfim, o castelo ganhe vida nos meus sonhos e eu possar morrer e renascer com uma outra identidade, já que enquanto estou acordada não posso deixar de ser quem sou, nem tão pouco "brincar de faz de conta". Se eu morrer, certamente não voltarei e nem desejarei voltar. Sonhemos, meu amigo, e que em meus sonhos você também ganhe vida e seja mais do que o meu diário particular.

Boa noite!

Iúllia Agner

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Resenha #27 - Lugar Nenhum (Neil Gaiman)



“Richard escreveu mais uma vez em seu diário mental. Hoje, pensou ele, eu sobrevivi a andar numa prancha, ao beijo da morte e a uma demonstração prática sobre como causar dor a uma pessoa. Neste momento, estou atravessando um labirinto com um canalha biruta que voltou dos mortos e uma guarda-costas que revelou ser... bom, o contrário de uma guarda-costas. Eu me sinto como um peixe fora d’água, tanto que... Ele não conseguiu achar as metáforas certas. Richard tinha saído do mundo das metáforas e entrado naquele onde as coisas simplesmente são, e isso provocava mudanças nele.” (p. 277)



¡Hola!
Esta semana conclui a leitura de um livro simplesmente FANTÁSTICO, nos dois sentidos que a palavra acarreta. “Lugar Nenhum”, primeiro romance de Neil Gaiman. Primeiro por suas criaturas irreais, segundo por sua história impressionante. Não sei nem como resenhar um livro que mexeu tanto comigo, como este conseguiu. Mas tentarei.

Demorei a ler (cerca de 3 semanas) porque não queria que a história terminasse. Lia um pouquinho de cada vez. A cada capítulo, dava uma pausa e absorvia as situações retratadas no romance. Nesse absorver encontrava-me absorta... Cheguei a sonhar diversas vezes com o livro... Engraçado é que, em uma das passagens sombrias da obra, estava eu a voltar para casa da faculdade, no ônibus, altas horas da noite... (Como estudo em outra cidade, demora um pouco para chegar em casa...) Li e cochilei... Quando acordei, já estávamos em nossa cidade, mas tudo estava completamente escuro, que cheguei a pensar que não havia acordado e que era um sonho ou que eu estava vivenciando “Lugar Nenhum”... Era só um apagão (para quem não viu nos jornais, ocorreu neste mês em praticamente todo o Nordeste).

Mas não vou descrever minhas sensações, vamos ao livro... E vou tentar não contar o principal (ai, será que consigo?)...

Richard Mayhew mudou-se para a bela cidade de Londres. Noivo de Jéssica, vivia uma vida pacata. Trabalhava, acompanhava Jéssica a passeios entediantes a museus... Até que dia, enquanto andava com sua noiva apressadamente a um jantar de negócios de Jéssica, encontrou uma mulher que caíra no chão, mas que parecia ter saído da parede de tijolos. Seu instinto é de ajuda-la, porém Jéssica, egoísta e apressada, não permite. Richard não se contém e volta para ajudar a moça, contrariando sua namorada. Jéssica vai ao jantar sozinha, enquanto Richard, que não tem paciência de esperar a ambulância, ao ver a moça totalmente suja e ensanguentada, resolve carrega-la no colo e leva-la para seu apartamento.  Jéssica rompe o noivado, por telefone, na manhã seguinte.

Um detalhe importante na obra (que amei) é que trata-se de um romance com um desenvolvimento de personagens simultâneo. Em um mesmo capítulo observamos, por exemplo, o movimento de três personagens distintas, em ambientes completamente opostos. Por isso é necessário uma atenção especial ao ler este livro.

A moça que Richard encontrara chama-se Door e vem do “submundo” – a Londres de Baixo. Ela está sendo perseguida por dois personagens ao mesmo tempo cômicos e assustadores: Sr. Croup e Sr. Vandemar, assassinos de aluguel. Nosso herói tenta, de todas as formas, ajudar a garota a se esconder desses homens. Os habitantes do submundo, quando passeiam pela Londres de Cima, são imperceptíveis aos seres humanos. São invisíveis, praticamente. Ninguém os nota, ninguém fala com eles, a menos que esse ser se dirija a alguém,  e mesmo assim, esse alguém o esquece em uma fração de segundos. O fato é que, ao entrar em contato com Door, Richard também assume essas características. Seu apartamento rapidamente possui novos inquilinos que vão adentrando sem notar a presença do rapaz; Jéssica e seus amigos não mais o reconhecem; sua conta no banco não mais existe, muito menos o registro de que algum Richard Mayhew tenha existido...

Door, não quer envolver Richard em sua situação complicada, mas pede-lhe um único favor: que ele encontre o Marquês De Carabas. Richard o faz. Após perceber que não tem mais uma vida na Londres de Cima, decide descer à Londres de Baixo. É aí que as grandes aventuras começam.

O post já está grande e agora que o livro começou... Há tanta coisa a contar... Tantos personagens a apresentar... Tantas emoções a sentir... Mas não posso aqui tudo retratar...

Richard passa por um crescimento pessoal. Encontra seu próprio valor.

Várias personagens vão saindo das páginas. Destaco aqui algumas:
Door = moça já mencionada, busca o motivo do assassinato de sua família.
Marquês De Carabas = homem que cobra favores. Interesseiro. Ajuda para poder cobrar futuramente. Embarca na busca com Richard e Door por respostas.
Hunter = a maior caçadora do submundo. Aparece para ser a protetora de Door.
Sr. Croup e Sr. Vandemar = homens baixinhos, estranhos, mas terrivelmente cruéis. Os maiores torturadores da Londres de Baixo e talvez de todos os tempos de todas as Londres...
Anjo Islington = vem a ser a salvação de Door e a chave para Richard voltar a sua vida normal.

A cada página uma descoberta. Revelações, que nos deixam ansiosos para a próxima ação, ao mesmo tempo que não queremos ir, para que o romance não acabe.

Como me contive...!! Adiei o término da leitura até onde pude... Mas concluiu... E gostei... Muito...

A seguir, uma passagem:

“- Primeiro, três respostas para três perguntas.
Croup assentiu e disse:
- De ambas as partes. Nós também queremos três respostas.
- Tudo bem. E, em segundo lugar, quero salvo-conduto para sair daqui. E você devem concordar em me dar pelo menos uma hora de vantagem.
Croup fez q sim, balançando a cabeça.
- Combinado. Faça a primeira pergunta.
Tinha o olhar fixo sobre a estatueta.
- Para quem vocês estão trabalhando?
- Ah, essa é fácil. A resposta é bem simples. Estamos trabalhando para o nosso cliente, que deseja permanecer anônimo.
- Humpf. Por que vocês mataram a família de Door?
- Ordens do nosso cliente – respondeu o senhor Croup, com um sorriso cada vez mais maquiavélico.
- Por que não mataram Door quando tiveram a chance?
Antes que o senhor Croup pudesse responder, o senhor Vandemar disse:
- Tínhamos que deixar ela viva. Ela é a única que pode abrir a porta.
O senhor Croup fuzilou seu sócio com o olhar.
- Ah, claro, senhor Vandemar. Diga logo tudo para ele.
- É que eu queria falar também – murmurou.
- Certo... Você já tem suas três respostas, e espero que faça bom proveito delas. Minha primeira pergunta é: por que você a está protegendo?
- O pai dela salvou minha vida e eu nunca tinha retornado o favor – respondeu o marquês, sendo franco. – Prefiro que os outros me devam favores.
- Eu também tenho. O habitante do Mundo Superior, Richard Mayhew... Por que ele está com ela? Por que ela permite?
- Sentimentalismo da parte dela – respondeu o marquês.
E, enquanto respondia ficou pensando se era aquilo. Tinha começado a achar que talvez existisse algo mais a respeito do habitante do Mundo Superior que ele não havia percebido.
- Agora é minha vez – disse Vandemar. – Em que número eu estou pensando?
- Como?
- Em que número estou pensando? – repetiu o senhor Vandemar. – É um número entre um e sei lá quantos – acrescentou, prestativo.
- Sete – respondeu o marquês.
Vandemar ficou impressionado. […]” (p. 186-188)

Aproveite para conseguir... Peça emprestado, compre, não sei! Leitura indispensável!!!
Divirta-se... Assuste-se... Tenha nojo... Ria... Emocione-se com mais essa belíssima obra de Neil Gaiman... Boa leitura!!

___________________________
Neil Gaiman nasceu em 1960, na cidade de Portchester, Inglaterra. Desde pequeno, demonstrou sua ligação com os quadrinhos. Seu trabalho mais conhecido é "Sandman", que o imortalizou entre os fãs de HQs. Por 75 números, Gaiman e "Sandman" foram se tornando cada vez mais famosos. A série tornou-se o carro-chefe do selo Vertigo, destinado a um público geralmente adulto que não queria mais saber de super-heróis. O autor ganhou reconhecimento da crítica ao receber prêmios ao redor do mundo, entre eles o prestigiado World Fantasy Award, geralmente concedidos apenas a obras em prosa. Entre outros vários trabalhos com HQs, romances e roteiros, Gaiman publicou os livros "Coraline", "Deuses Americanos" e "O Livro do Cemitério".

domingo, 11 de novembro de 2012

Minuto HQ #1

Bem apropriado para quem está esperando 21 de dezembro de 2012...

Decifrando Pela Capa #6 - Música

Boom dia, galera!

Hoje é dia de Decifrando Pela Capa! \o/
Na postagem desse domingo, nada melhor do que curtir algumas capas embaladas por música, não acham?! Não foi possível encontrar muitas capas nas quais este tema esteja muito "na cara," mas espero que gostem das selecionadas. Vamos lá, então...


 

Iniciando com um toque mais juvenil, temos as capas de Óculos, Aparelho e Rock´n Roll e Sábado à Noite. Gosto de livros teens, mas não posso falar muito desses dois. Apesar de já ter visto alguns comentários negativos com relação ao segundo, tenho vontade de lê-lo.



Da série "antes de morrer," da Editora Sextante temos o conhecidíssimo 1001 Discos para ouvir antes de morrer. Livro gigante (960 páginas) que, claro, apresenta uma seleção de críticos sobre álbuns que se tornaram inesquecíveis, abrangendo e contextualizando historicamente vários estilos musicais.



Ah, gente... Não posso falar de um livro do Nicholas Sparks que me empolgo. haha... Bom, pra quem já leu A Última Música sabe quão linda e emocionante é a relação da jovem Ronnie Miller e de seu pai com a música. Impossível não chorar! Na capa estão Miley Cyrus e o lindo Liam Hemsworth, os protagonistas. Não percam a oportunidade de ler o livro e assistir ao filme. Super indico! ;)
10 Canções de Amor é um dos lançamentos da Editora Underworld que estou super a fim de ler. Este livro parece que traz uma inovação, é um romance de literatura pop que promete! Linda a simplicidade da capa.


 

Tanto Sua última flor quanto Canções para Paula são dois livros que ainda não conhecia, mas achei super interessante a capa. Acredito que a maioria dos livros que trazem a música como um dos temas principais, apresentem também um garoto com o sonho de se tornar um rockstar e nessa primeira capa, de acordo com a leitura que fiz da sinopse, acontece mais ou menos isso. A música é, sem sombra de dúvida, um grande tempero para o amor! #Suspiros



Encantei-me com esta capa de A Última Nota! Romance escrito por Felipe Colbert e Lu Piras, é um lançamento da editora Novo Século. Preciso ter esse livro!


 

Como deu pra perceber, todas as capas trazem personagens jovens, que tem a música pulsando em suas vidas e que dentro de cada narrativa, tem sua participação única e agradável. O livro Nick & Nora - Uma noite de amor e música deu origem ao filme que, por sinal, desejo assistir; Bem bacana a capa de A música que mudou minha vida. Já está na minha lista.

Bom, queridos, por hoje é só. Espero que vocês tenham curtido. Não deixem de comentar, estamos combinados??! ;)

#Seeya

Sabrina Sousa 

sábado, 10 de novembro de 2012

Resenha #26 - Breve História da Padaria Espiritual (Sânzio de Azevedo)

Boa tarde, galera!

Vocês devem ter estranhado o nosso sumiço, mas como vocês sabem, vida de universitário não é nada fácil! Nós três (Giulliane, Terezinha e Sabrina) estamos vivendo o pesadelo de todo universitário... o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) #medo. rsrs... Sem falar que semana passada foi a XII Semana de Letras da UVA então, tivemos que ficar um pouco ausentes do blog. Sorry! ;)

Bom, mas vamos ao que interessa... Para quem  não sabe, nesse mês de novembro está acontecendo a X Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza (quero muuito ir!), trazendo como tema: "Padaria Espiritual - O Pão do Espírito para o Mundo" e tendo como um dos homenageados o grande escritor cearense Sânzio de Azevedo, que tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em um evento literário da faculdade. 

Pensando nisso, nada mais digno que falar do mesmo e de sua obra que relata um pouco desse movimento artístico que neste ano celebra seus 120 anos. 



I - Fica organizada, nesta cidade de Fortaleza, capital da Terra da Luz, antigo Siará Grande, uma sociedade de rapazes de Letras e Artes denominada - Padaria Espiritual, cujo fim é fornecer pão de espírito aos sócios em particular e aos povos em geral. (p. 19)

Breve História da Padaria Espiritual, como o próprio nome já diz, é um livro que traz um pouco deste movimento artístico e literário, ocorrido em Fortaleza, no final do século XIX, idealizado no Café Java, o ponto de encontro de intelectuais que falavam de literatura. A partir de então, os mesmos criaram um grêmio e passaram a pensar em uma nova literatura, trazendo para a mesma humor, criticidade e ousadia.

Foi através do jornal O Pão (surgido em 10 de julho de 1892) que os "padeiros" publicavam suas "fornadas literárias" expondo suas idéias modernistas, criticando tudo que fosse tradicional. Tais ações muito provocaram e alarmaram a sociedade da época, e a fama também correu para outros estados. 

Um dos grandes nomes (padeiros) desse grupo foi Antônio Sales, autor do livro Aves de Arribação (publicado em 1903), conhecido pelo nome de guerra, Moacir Jurema. Junto com os demais, criaram artigos do chamado Programa de Instalação da Padaria Espiritual que passaram a  circular por Fortaleza. Os tons originais e humorísticos desses artísticos podem ser observados a seguir:

XII - Será dada a alcunha de - medonho - a todo sujeito que atentar publicamente contra o bom senso e o bom gosto artísticos. (p. 27)
XL - A Padaria desejaria muito criar aulas noturnas para a infância desvalida; mas como não tem tempo para isso, trabalhará por tornar obrigatória a instrução pública primária. (p. 33) 
XLVI - O Padeiro que, por infelicidade, tiver um vizinho que aprenda clarinete, pistom ou qualquer instrumento irritante, dará parte disto à Padaria, que trabalhará para pôr fim a semelhante suplício. (p. 34)

Assim, os padeiros trabalhavam, misturando suas idéias revolucionárias, a vida boêmia e toques humorísticos, perturbando a paz da burguesia e do clero. Foi um movimento que despertou agrados, mas também desagrados. A última sessão das atividades da Padaria Espiritual se deu no dia 20 de dezembro de 1898.

Sânzio de Azevedo descreve de modo claro e simples, fazendo registros biográficos de cada componente e notas bibliográficas precisos, expondo fotografias e esclarecendo esses artigos do programa de instalação que muito foram criticados.

Então, fica a dica de leitura deste maravilhoso livro, como também de sua contribuição para a Literatura Cearense.

Até a próxima!

Sabrina Sousa 

Rafael Sânzio de Azevedo nasceu em Fortaleza, no dia 11 de fevereiro de 1938. Tendo-se iniciado em jornais da terra natal, publicou seus primeiros livros em São Paulo. De volta ao Ceará, licenciou-se em em Letras e foi por mais de trinta anos professor de literatura na UFC, onde ingressou em 1973, ao mesmo tempo que era eleito para a Cadeira nº 1 da Academia Cearense de Letras, cujo patrono é Adolfo Caminha. Doutor em Letras pela UFRJ teve, como orientador acadêmico, Afrânio Coutinho.
  
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...