quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resenha #35 - O Menino do Pijama Listrado (John Boyne)




“Tenho mais uma frase para você aprender,” ela disse. “É a seguinte: temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim." (p. 20)

Olá, queridos!

Hoje trago a vocês a resenha de um incrível livro: O Menino do Pijama Listrado, do autor irlandês John Boyne, publicado pela Companhia das Letras. Este romance é ambientado na Alemanha e tem como cenário a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser ficção, permite que o leitor entre em contato com o terrível drama dos judeus, um povo sofrido, que era tratado sem nenhuma dignidade, e que ainda hoje, como sabemos, sofre bastante.

Neste livro, temos como protagonista Bruno, um menino de 9 anos que, de repente, tem que deixar Berlim (Alemanha) e se mudar com a família para um lugar chamado Haja-Vista. Ele não gosta nada de ter que deixar sua casa e amigos, mas segundo o seu pai, um comandante que trabalhava para o Fúria, aquele que comandava o país (leia-se Hitler), eles teriam que ficar no novo lar até um “futuro previsível.”


Como não conhecia ninguém para se divertir, Bruno passou a brincar de explorar o lugar que passara a habitar e nisso, decidiu chegar ao campo distante, o qual já havia visto da janela de seu quarto. Era cercado por arames e nele havia um aglomerado de cabanas, que abrigava crianças e adultos. O curioso é que todas essas pessoas tinham a cabeça raspada e vestiam um “pijama” listrado e um boné de pano. Foi aí que Bruno localizou um ponto na distância [que] se transformou numa mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino de pijama listrado. (p. 94)

Este ponto tratava-se de Shmuel, uma criança judia, da mesma idade de Bruno e com quem, a partir de então, o nosso protagonista passaria a conversar todos os dias.



Bruno é uma criança inteligente. A guerra acontece ao seu redor, mas como ele faz parte de uma família, digamos, privilegiada, não presencia as mazelas do povo cativo e reage com muita inocência. É uma criança que teve a sorte de não ser roubada de sua terra para trabalhar, passar fome e, consequentemente, padecer nas mãos de homens cruéis. Nesse sentido, as vidas de Shmuel e Bruno se cruzam, passando a existir uma grande e linda amizade.



-“Você é meu melhor amigo, Shmuel,” disse ele. “- Meu melhor amigo para a vida toda.”


Este é um dos livros que, mesmo sendo narrado de forma bem simples, leva-nos à reflexão. Traz uma linguagem clara, onde podemos reconhecer a história da guerra e do holocausto contra os judeus.

A partir deste livro, passei a encantar-me com a escrita de John Boyne, desejando conhecer mais de sua obra. Poderia estender-me mais nestas palavras, mas desejo que você mesmo compartilhe comigo suas impressões. Trata-se de um clássico, portanto, não perca a oportunidade de lê-lo! J

Até a próxima!
Sabrina Sousa 




John Boyne (30 de abril de 1971) é um romancista Irlandês. Ensinou Língua Inglesa no Trinity College e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prêmio Curtis Brown. Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou em uma livraria dos 25 aos 32 anos. Seus romances foram publicados em 29 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas ("O Menino Do Pijama Listrado") é um best-seller em Nova York e uma adaptação para o cinema começou a ser filmada em abril de 2007. Boyne reside em Dublin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...