sexta-feira, 17 de maio de 2013

"Assim caminha a humanidade"

*

Olá, internautas... poetas da Vida e agentes do Amor...

Hoje estou aqui, não para escrever poesia ou resenha... Hoje quem vem dissertar não é a Terezinha poeta ou educadora em língua... estou somente para escrever e colocar para fora aquilo que está sondando minha mente neste início de tarde de sexta-feira... É a Terezinha Cristã, Cidadã, habitante deste Mundo...

Pela manhã, em uma das aulas de religião que ministrava em meu trabalho, estávamos a falar de ecologia e logo me veio à mente algumas situações às quais passei... Para quem me conhece não é novidade que eu conte um "mico", uma situação constrangedora que tornou-se piada para mim, ou algo que tenha feito pessoas serem mais felizes dando imensas gargalhadas "às minhas custas"... Mas não é exatamente isso que venho hoje retratar...

Falando em ecologia talvez logo lhe venha à mente que trarei à tona aqueles conselhos de "Vamos salvar o Planeta!", "A Terra precisa de nossa ajuda!", "Façamos a nossa parte!"... Não. Não quero e não preciso tocar nesse assunto agora. Não me é conveniente e talvez você (já que está a ler este blog) já seja consciente do que devemos fazer para tornar o mundo um local "habitável" e belo também para seus futuros moradores...

Tenho uma família maravilhosa e agradeço a Deus por isso. Tenho pena das pessoas que não receberam uma educação séria, ponderosa, ou no mínimo uma educação básica de seus pais... Como se isso já não fosse suficiente frequentamos escolas durante nosso desenvolvimento etário... Poucas pessoas (hoje, graças a Deus, podemos afirmar isso, apesar das exceções) da minha geração não tiveram oportunidades de ingressar no Ensino Fundamental, e se assim não o fizeram foi por pura falta de interesse e estímulos... E ainda mais... além da família e da escola encontramos diversos programas educativos (lembro-me bem que, como morava em uma cidade grande, não tinha muitos momentos para sair de casa, então me apegava a estudar, brincar e assistir TV)...

Parece que não chego ao ponto nunca, não é verdade? Pois bem... Dentre os inúmeros atos desumanos que vemos diariamente nas mídias e às vezes próximos a nós, cito um que talvez ainda não se tenham pensado ser um ato de animal irracional... Acho uma incompreensível falta de Respeito, Educação, Humanidade, Senso, Vergonha na cara: alguém, em uma sociedade que se diz "civilizada", em pleno século XXI, ter a audácia, o descaramento, o desaforo, a imprudência, a sem-vergonhice de jogar copos, papel, embalagens no chão de nossas ruas... 


Não pecamos quando não sabemos que o que estamos fazendo é errado. Mas não há motivos para cometer tais atos, pois todos aprenderam em um dos três ambientes citados acima o que acarreta, quais as consequências dessa falta de educação.

Já escutei as desculpas mais absurdas, que talvez você também já tenha escutado:

"O gari recebe salário é pra limpar a rua mesmo" 
"É que aqui não tem lixeiro" 
"Ah, é! esqueci... nem percebi!"

Fora o fato do slogan que deveria conscientizar e, se analisado semanticamente, incita ao acúmulo de lixo em nossos ambientes de convívio: 

 "Lugar de lixo é no lixo!" 

Que absurdo! Já pensou se jogássemos lixo onde já existe lixo? --> Ah, claro! Praça Tal não tem lixeiras. As pessoas vão comendo suas "porcarias" industrializadas e acumulando as embalagens ali, no cantinho... A criatura come seus biscoitos e joga o saquinho nesse montinho de lixo...

Lugar de lixo é na LIXEIRA!!

Será que as pessoas não se incomodam? Será que você não se incomoda? Já desconfiava, mas agora passo a repensar: acho que não sou mesmo um ser humano normal!

Mas a frase mais absurda e insensata que já ouvi foi:
"Não esquenta! É biodegradável!"
--> É óbvio!! Vamos jogar todo o nosso lixo em papel nas ruas... porque papel se desmancha!!

Que falta de vergonha!!! Que gente é essa?! Já dizia Manuel Bandeira:


"O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem. "

E que bicho desprezível estamos nos tornando... e dando exemplo às futuras gerações...!!

Deus tenha piedade da alma dos assassinos, dos criminosos, das pessoas ferem a humanidade, que blasfemam, que cometem os mais insólitos pecados... mas Senhor, tenha piedade também daqueles que destroem o mundo que fizeste... a Natureza... eles não sabem que fazendo isso destroem a si mesmos e ferem a Ti, porque estás presente em toda a obra da Criação!




*As imagens apresentadas são de domínio público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...