segunda-feira, 20 de maio de 2013

Superior (1ª parte)



O dia da formatura... a tão sonhada formatura... se aproxima... pouco mais de um mês...

Quanto mais perto esse dia fica, mais pensativa fico também...
Vivi tantas situações nesse tempo. Foram quase cinco anos de faculdade. 
Muitas mudanças... um grande crescimento... grandes amizades... diversas descobertas...

Todo ser humano, em qualquer situação que passe, aprende, mesmo sem querer, algo de proveito (que mesmo que não utilize fica armazenado para vir à tona na hora certa). Então, uma experiência assim não poderia gerar poucos frutos...

Irei, nos próximos posts, compartilhar com vocês minhas experiências acadêmicas - alegrias, tristezas, micos, lições...

(Peço perdão antecipado às pessoas que aparecerão nas imagens que publicarei. Eu sei, eu sei! Mas eu também não estou nenhuma Miss nas fotografias, então... Galera, é uma coletânea de memórias... É só pra lembrar e perceber o quanto mudamos...)

Relembrar é reviver. Então faço dessas linhas minha viagem no tempo.

Na véspera do vestibular
(Tatianna/Terezinha/ Marilya)
Vestibular. Não achei difícil, mas também não significa que não foi fácil. Sempre fui uma boa aluna. Nunca tive dificuldades de aprendizagem, de modo que não me sentia insegura para a realização da prova. Nervosismo? Muito. E como! Começou quando, no dia, pela manhã cedinho, me arrumei e fui ao local da prova. Vi tanta gente, mas tanta gente, que começou logo na porta do apartamento, o estômago "embolar".  Entrei no prédio, mas não conseguia encontrar minha sala. Imagine aí... Chegando a hora da prova e eu rodando, perguntando a um e a outro a sala tal. (Ufa! Encontrei!) Lembro-me que quando sentei na cadeira, enquanto esperava o horário para a entrega do caderno de provas, fiquei olhando para um lado e para o outro pensando: "Esse, esse e esse estão concorrendo comigo. Esse tem cara de nerd (ai, meu Deus!). Esse não, parece que não sabe nada. (Ai, que besteira é que eu estou pensando? Quem não sabe nada sou eu!)..." Pois é... Fiz as provas da manhã... Voltei para o AP das minhas amigas, almocei (estava com uma baita dor de cabeça)... conversamos sobre as provas... Hora de me arrumar para a segunda fase... Deu tudo certo! Saí da sala satisfeita e sorridente, feliz por ter escolhido o curso certo! Cheguei em casa jubilosa comigo mesma. 

Ansiava o dia do resultado. O engraçado foi quando eu soube. Esperei tanto por esse dia, mas não fui ao cyber para conferir. Tinha decidido que iria no outro dia, após o resultado. À noite, já tinha até me esquecido, quando o celular toca... Fui correndo... estava até mastigando ainda... Era uma amiga minha dizendo sobre a minha colocação. Não acreditei. Ela dizia: "Mulher, parabéns! 7º lugar! Uhhull". E eu "Não! Tem certeza? Não foi o 7º lugar dos classificáveis?"... É claro que não era. Fiz ela ler tudo... Nome completo, número de inscrição, tudo... Era verdade!! Quem disse que eu consegui terminar de jantar? Era uma misto de vontade de chorar e dar gargalhadas, que ninguém entendia minhas expressões...

2008.2

Esperando o ônibus na praça
(+ ou - às 5:15h da manhã)
Terezinha/Lilian/Ramayana/
Dávila/e alguém que não conheço
Primeiro dia. Me senti adulta... Responsabilidades maiores, estudos... Mas eu era tão tímida, tão calada, a cara tão fechada... Sabe aquela ideia, sem noção de que quando vamos estudar temos que ir com calça jeans e blusa branca? Pois é! Eu tinha essa ideia e fui. Moro em outra cidade, então vamos pra faculdade de ônibus (Detalhe que acordávamos às 4h da manhã porque saíamos de Ipu às 5:15h). Quando cheguei em casa (mais de 13h) foi que percebi: as costas da minha blusa imundas... que horror! O ônibus era precário! Triste! Cadeiras quebradas... uma situação de descaso... Passou! (Essa rotina de horários me perseguiu até 2011).

A primeira semana voou... Eram só palestras para nos acostumarmos e entendermos melhor a universidade. Daí iniciaram as aulas, os trabalhos, as cobranças... Descobri que os professores de faculdade cobram aquilo que não dão. Aqui, as coisas são diferentes. É o aluno quem tem que ir atrás. Simplesmente um tema é lhe dado e você se vira. Difícil!

Terezinha/Georges/Geísa/Jocely/Joélya/
(não me lembro)/Fábio/Conceição/
Édylla/Germagna/Regina/
Marília/Damares
No primeiro semestre "matei aula" pela primeira vez. Ou pelo menos, tentei. Sempre procurei não quebrar regras. Tínhamos um trabalho em equipes na disciplina de Ética. Combinamos de ir estudar e organizar as tarefas da apresentação na casa de um dos membros, ali pertinho, ao lado da UVA. Fiquei (obviamente) preocupada, pois não iríamos assistir a aula de "Metodologia do Trabalho Científico", mas fui mesmo assim... Organizamos, estudamos, tudo certo! Voltamos o mais rápido possível. E surpresa. Para a minha felicidade, no dia que resolvo matar aula, o professor também resolve não ir... Isso não foi incrível?

Nesse primeiro período também, o primeiro livro que li na faculdade veio a ser o mais importante na minha vida acadêmica: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Foi o livro que utilizei em meu artigo monográfico. Quando li me encantei. mal sabia eu que seria ele o motivo de muitas noites mal dormidas.

O primeiro semestre passou muito rápido. Mal senti. Continuei séria e não fiz nenhuma "amizade". Só conversava o básico para me informar sobre algo próprio das aulas. As disciplinas que cursei nesse período eram disciplinas gerais, sem ligação direta com meu curso. Mas era só o começo... Sem contar que as situações mais loucas e engraçadas que já passei foram na universidade...

Até os próximos capítulos...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é muito importante para o desenvolvimento do Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...