Olá, galera!!
Volto hoje com uma série de videoaulas com correções de alguns TDs que passei em sala de aula para meus alunos e agora compartilho com vocês.
Espero que gostem!!
Segue abaixo o texto e as questões e no vídeo a correção...
* * * * *
à
Leia o texto abaixo para responder as
questões 01 a 09.
TEXTO - O
PROBLEMA DOS 35 CAMELOS
Poucas
horas havia que viajávamos sem interrupção, quando nos ocorreu uma aventura
digna de registro, na qual meu companheiro Beremiz, com grande talento, pôs em
prática as suas habilidades de exímio algebrista.
Encontramos,
perto de um antigo abrigo meio abandonado, três homens que discutiam
acaloradamente ao pé de um lote de camelos.
Por entre
pragas e impropérios gritavam possessos, furiosos
— Não pode
ser!
— Isto é
um roubo!
— Não
aceito!
O inteligente
Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
— Somos
irmãos - esclareceu o mais velho - e recebemos como herança, esses 35 camelos.
Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed
Namir uma terça parte e ao Harim, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte.
Não sabemos, porém, como dividir dessa forma 35 camelos e a cada partilha
proposta segue-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio.
Como fazer a partilha se a terça parte e a nona parte de 35 também não são
exatas?
— É muito
simples - atalhou o Homem que Calculava. - Encarrego-me de fazer, com justiça,
essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo
animal que, em boa hora, aqui nos trouxe!
Neste
ponto, procurei intervir na questão:
— Não
posso consentir em semelhante loucura! Como poderíamos concluir a viagem, se
ficássemos sem o camelo?
— Não te
preocupes com o resultado, ó Bagdali! - replicou-me em voz baixa Beremiz.
— Sei
muito bem o que estou fazendo. Cede-me o teu camelo e verás no fim a que
conclusão quero chegar.
Tal foi o
tom de segurança com que ele falou, que não tive dúvida em entregar-lhe o meu
belo camelo, que, imediatamente, foi reunido aos 35 ali presentes, para serem
repartidos pelos três herdeiros.
— Vou,
meus amigos - disse ele, dirigindo-se aos três irmãos - fazer a divisão justa e
exata dos camelos que são agora, como veem, em número de 36. E, voltando-se
para o mais velho dos irmãos, assim falou
— Deverias
receber, meu amigo, a metade de 35, isto é, 17 e meio. Receberás a metade de 36
e, portanto, 18. Nada tens a reclamar, pois é claro que saíste lucrando com
esta divisão!
E,
dirigindo-se ao segundo herdeiro, continuou:
— E tu,
Hamed Namir, deverias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco. Vais receber
um terço de 36, isto é, 12. Não poderás protestar, pois tu também saíste com
visível lucro na transação.
E disse,
por fim, ao mais moço:
— E tu,
jovem Harim Namir, segundo a vontade de teu pai, deverias receber a nona parte
de 35, isto é, 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, isto é, 4. O teu
lucro foi igualmente notável. Só tens a agradecer-me pelo resultado!
E concluiu
com a maior segurança e serenidade:
— Pela
vantajosa divisão feita entre os irmãos Namir - partilha em que todos os três
saíram lucrando - couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao
terceiro, o que dá o resultado (18+12+4) de 34 camelos.
Dos 36
camelos, sobraram, portanto, dois. Um pertence, como sabem, ao Bagdali, meu
amigo e companheiro, outro toca por direito a mim, por ter resolvido, a
contento de todos, o complicado problema da herança!
— Sois
inteligente, ó Estrangeiro! - exclamou o mais velho dos três irmãos. -
Aceitamos a vossa partilha na certeza de que foi feita com justiça e equidade!
E o
astucioso Beremiz - o Homem que Calculava - tomou logo posse de um dos mais
belos camelos do grupo e disse-me, entregando-me pela rédea o animal que me
pertencia:
— Poderás
agora, meu amigo, continuar a viagem no teu camelo manso e seguro! Tenho outro,
especialmente para mim!
E
continuamos a nossa jornada para Bagdá.
Retirado
do livro “O homem que calculava”, de Malba Tahan.
1. Quanto ao tipo textual, esse texto é classificado como
(A) descritivo. (B) dissertativo. (C) informativo. (D)
injuntivo. (E) narrativo.
2. Destaca-se entre as características do texto
(A) a defesa de um ponto de vista através de argumentos.
(B) a descrição detalhada de objetos e ambientes.
(C) a exposição de dados colhidos em uma pesquisa.
(D) o desenvolvimento de ações por personagens.
(E) uma sequência de ordens para o leitor seguir.
3. Durante a conversa com os três herdeiros, Beremiz tentou
demonstrar
(A) esperteza em benefício próprio.
(B) honestidade e
inteligência.
(C) indiferença aos problemas alheios.
(D) interesse por
explicar o lucro que teria.
(E) revolta com os problemas sociais.
4. Percebe-se no fim da negociação que Beremiz na verdade
foi
(A) ardiloso. (B) corajoso. (C) honesto. (D) irresponsável.
(E) matreiro.
5. O nível de linguagem empregado foi predominantemente
(A) culto. (B) formal. (C) informal. (D) relaxado. (E)
vulgar.
6. No trecho “— Nada tens a reclamar, pois é claro que
saíste lucrando com esta divisão!” (linha 29) o sentimento que Beremiz queria
despertar no herdeiro mais velho era de
(A) admiração. (B) compaixão. (C) desinteresse. (D)
indiferença. (E) raiva.
7. Beremiz tentou convencer cada herdeiro de que eles
(A) estavam levando vantagem.
(B) perdiam tempo discutindo.
(C) favoreciam aos outros irmãos.
(D) não deviam repartir a
herança.
(E) seriam prejudicados no final.
8. Bagdali não queria entregar seu camelo para ajudar na
divisão porque
(A) era um sujeitinho difícil de se lidar.
(B) estava
preocupado em ir logo para Bagdá.
(C) não queria participar da injustiça do amigo.
(D) também
queria levar vantagens.
(E) temia ficar sem seu único camelo.
9. A palavra “impropérios” (linha 6) foi utilizada no
terceiro parágrafo para indicar
(A) elogios trocados pelos irmãos.
(B) o acordo a que chegaram os irmãos.
(B) o acordo a que chegaram os irmãos.
(C) palavras ofensivas e agressivas.
(D) palavras suaves, de consolo.
(E) termos carinhosos, afetuosos.(D) palavras suaves, de consolo.
"Correção"
"Videoanimação do Texto"
GABARITO
01. E 06. A
02. D 07. A
03. B 08. E
04. E 09. C
05. B
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